Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59440

Compartilhe esta página

Título: Ensino e aprendizagem da matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal da cidade de Bezerros-PE.
Autor(es): BARROS, Julia Regina Porfirio de
Palavras-chave: Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Ensino e aprendizagem
Data do documento: 24-Out-2024
Citação: BARROS, Julia Regina Porfirio de. Ensino e aprendizagem da matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal da cidade de Bezerros-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O presente trabalho visa investigar as práticas pedagógicas e os desafios enfrentados no ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Bezerros, Pernambuco. A EJA é uma modalidade educacional de suma importância, pois atende a uma parcela significativa da população que não teve a oportunidade de estudar durante a idade regular. Este estudo busca compreender as dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem matemática, explorando tanto os fatores que influenciam negativamente quanto às estratégias que podem facilitar o ensino e aprendizagem. Diante desse cenário a pesquisa baseou-se em um questionário aplicado a 13 alunos da educação de jovens e adultos, abordando aspectos como o gosto pela disciplina, dificuldades encontradas, utilidade percebida do conteúdo, métodos de ensino preferidos, clareza das aulas, e sugestões para melhorias. Após isso, a análise detalhada das respostas revelou que, embora uma parte significativa dos alunos tenha interesse em estudar matemática e reconheça sua utilidade prática, muitos enfrentam dificuldades, especialmente em álgebra. Conclui-se que o seguinte estudo demonstra alguns desafios enfrentados pelo o público da EJA e a importância do aumento de recursos didáticos podem potencialmente melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos da EJA. Com um intuito de tornar a educação significativa é necessário que os educadores continuem a desenvolver estratégias que façam a conexão entre o conteúdo acadêmico e a realidade social dos estudantes, promovendo uma aprendizagem significativa e transformadora.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59440
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Julia Regina Porfirio de Barros.pdf580,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons