Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59440
Compartilhe esta página
Título: | Ensino e aprendizagem da matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal da cidade de Bezerros-PE. |
Autor(es): | BARROS, Julia Regina Porfirio de |
Palavras-chave: | Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Ensino e aprendizagem |
Data do documento: | 24-Out-2024 |
Citação: | BARROS, Julia Regina Porfirio de. Ensino e aprendizagem da matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal da cidade de Bezerros-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho visa investigar as práticas pedagógicas e os desafios enfrentados no ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Bezerros, Pernambuco. A EJA é uma modalidade educacional de suma importância, pois atende a uma parcela significativa da população que não teve a oportunidade de estudar durante a idade regular. Este estudo busca compreender as dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem matemática, explorando tanto os fatores que influenciam negativamente quanto às estratégias que podem facilitar o ensino e aprendizagem. Diante desse cenário a pesquisa baseou-se em um questionário aplicado a 13 alunos da educação de jovens e adultos, abordando aspectos como o gosto pela disciplina, dificuldades encontradas, utilidade percebida do conteúdo, métodos de ensino preferidos, clareza das aulas, e sugestões para melhorias. Após isso, a análise detalhada das respostas revelou que, embora uma parte significativa dos alunos tenha interesse em estudar matemática e reconheça sua utilidade prática, muitos enfrentam dificuldades, especialmente em álgebra. Conclui-se que o seguinte estudo demonstra alguns desafios enfrentados pelo o público da EJA e a importância do aumento de recursos didáticos podem potencialmente melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos da EJA. Com um intuito de tornar a educação significativa é necessário que os educadores continuem a desenvolver estratégias que façam a conexão entre o conteúdo acadêmico e a realidade social dos estudantes, promovendo uma aprendizagem significativa e transformadora. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59440 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Julia Regina Porfirio de Barros.pdf | 580,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons